Fechar


PERNIL ASSADO À BRASILEIRA


PERNIL ASSADO À BRASILEIRA

PERNIL ASSADO À BRASILEIRA


Ingredientes:

1 pernil com 4 ou 5 quilos;
suco de 2 limões grandes;
4 dentes de alho grandes;
1/2 maço de salsa picada;
2 folhas de louro;
2 folhas de manjericão;
1 pedaço de ramo de alecrim (mais ou menos 3cm);
sal e pimenta a gosto.
 

 

Modo de Preparo:
Pegue o pernil e fure-o com uma faca de ponta, para que o tempero penetre melhor, e coloque-a na assadeira. Cubra com todos os temperos, esfregando-os bem por toda a carne. Deixe o pernil no tempero por, pelo menos 12 horas. O melhor é temperar de véspera e deixá-lo na geladeira até o dia de assar. Cubra a assadeira com papel alumínio, com o lado brilhante voltado para a carne e leve ao forno pré-aquecido a 220ºC. Existe um cálculo básico para o tempo de cozimento coberto; em forno médio: 1 hora, mais 30 minutos para cada quilo do peso da carne.
Por exemplo, no caso do pernil de 4 quilos: 1 hora mais 4 x 30 minutos = 3 horas de cozimento coberto. Quando descobri-lo, verifique com um garfo se está macio e vire-o. Deixe-o no forno, até que esteja dourado, regando com o caldo que fica na assadeira.

FAROFA
Cada família tem sua receita especial, esta é a farofa normal, acrescida de milho verde, mas podendo ser feita como preferir.

Ingredientes:

1 gomo de linguiça calabresa SPITZNER picado;
1/2 xícara (chá) de óleo;
1 cebola picada;
3 dentes de alho picados;
1 lata ou xícara(chá) de milho verde bem macio;
4 ovos cozidos;
salsa picada a gosto;
sal e pimenta a gosto;
500 gramas de farinha de mandioca.

Modo de preparo:
Numa panela ou frigideira funda, refogue a linguiça no óleo. Acrescente a cebola e o alho bem picadinhos e deixe refogar até que a cebola esteja transparente. Junte o milho verde e refogue mais uns 5 minutos, para que o milho absorva o sabor dos outros ingredientes. Tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque a farinha e mexa bem, até que a farinha doure. Prove e acerte os temperos. Por último, pique os ovos e a salsa, bem miúda. Coloque sobre a farofa e misture bem. Tente modificar os ingredientes do tempero a seu gosto. Para se certificar de que o pernil está cozido, introduza profundamente uma faca de ponta na parte onde o pernil é mais largo. Se sair água com sangue, meio rosada, o pernil ainda não está cozido. É muito importante que o pernil esteja totalmente cozido antes de servi-lo. Se for fazer apenas parte da peça, que caiba numa frigideira, uma alternativa é aquecer bem uma frigideira grossa e "fritar" o pedaço de carne e, depois, colocá-lo no forno a 180ºC, por uma hora mais 35 minutos por cada meio quilo de pernil. Da mesma maneira com que se faz o pernil, pode-se fazer a paleta. A paleta é uma boa opção quando não se tem necessidade de uma peça muito grande. Nesse caso, aumente o tempo de cozimento coberto, para que fique mais macio. Além da farofa, são bons acompanhamentos para o pernil maçãs -em forma de purê, molho ou amassadas juntamente com a carne -e outras frutas, como pêssegos, ameixas ou abacaxis, que decoram o prato.
Batatas coradas: leve ao fogo a quantidade de batatas, com casca. Retire-as quando estiverem cozidas, mas não muito moles. Passe manteiga, ou a gordura que solta do pernil, e sal em cada uma e junte-as ao pernil, assim que descobri-lo. Deixe-as dourarem de um lado para depois virá-las.
 

Bom Apetite!!